Alimentos como o Cuidado da Pele e da Saúde |de uma Perspectiva Médica

por el Dr. Ernst Walter Henrich:

O significado de alimento para a saúde

 

O significado transcendental dos alimentos na saúde das pessoas tem sido demonstrado há muito tempo. A dieta influencia cada órgão e também a pele. A saúde e a beleza da nossa pele dependem decisivamente dos nossos hábitos alimentares. Por esta razão, o alimento também representa um cuidado da pele e da saúde interna. A pele é fornecida através dos vasos capilares da derme com nutrientes que foram previamente assimilados no intestino dos alimentos. No entanto, nutrientes valiosos só podem ser encontrados na constelação ideal nos vasos sanguíneos se as substâncias ingeridas forem de boa qualidade. Igualmente importante é a prevenção de substâncias de efeito duvidoso sobre a nossa saúde. Após uma análise exaustiva dos últimos estudos científicos no domínio da alimentação, apenas se pode recomendar o consumo de substâncias de origem animal, como a carne e os produtos lácteos.

Só uma dieta saudável e variada pode garantir que a nossa pele e outros órgãos são fornecidos com nutrientes adequados. Desta forma, a alimentação não deve ser regida pelos hábitos e opiniões duvidosas daqueles que se autodenominam "especialistas" nem pelas cartas publicitárias da indústria alimentar, mas exclusivamente pelos resultados de estudos mundiais realizados por cientistas de renome na área da nutrição. É exactamente neste sentido que este artigo é abordado.

Em 2009, a Associação Americana para a Alimentação (ADA) publicou um memorando sobre alimentação vegetariana e vegana, recomendando esta forma de alimentação. Da mesma forma, conclui-se que um hábito alimentar vegetariano ou mesmo vegano, desde que executado corretamente, é saudável e nutritivo para todas as faixas etárias da população, incluindo crianças, e também ajuda a corrigir e tratar doenças crônicas como doenças cardíacas, câncer, excesso de peso e diabetes.

O documento publicado em 2009 pelo Journal of the American Dietetic Association refletiu a posição da ADA sobre nutrição vegetariana ou vegana:

A American Diet Association é da opinião que uma forma bem planeada de dieta vegetariana, incluindo uma dieta totalmente vegetariana ou vegana, é saudável, fisiologicamente equilibrada e representa vantagens terapêuticas na prevenção e tratamento de certas doenças. Uma dieta vegetariana bem planejada é apropriada para pessoas de todas as idades, incluindo mulheres grávidas ou lactantes, crianças pequenas ou atletas.

Também as declarações de um dos mais renomados especialistas alemães em nutrição, o Professor Dr. Claus Leitzmann da Universidade de Giesen, são muito claras:

"Estudos realizados com veganos, que não só foram realizados em todo o mundo, mas também por nós, mostram que os veganos são em média claramente mais saudáveis do que a maioria da população. Seus índices de massa corporal, pressão arterial, níveis de colesterol e função renal, bem como seu estado geral de saúde, estão mais frequentemente dentro da faixa normal do que o resto da população".

O Comité Médico para a Medicina Responsável (PCRM) é uma organização sem fins lucrativos que promove a medicina preventiva. O PCRM recomenda consistente e enfaticamente a nutrição vegana como a forma mais saudável de nutrição para o ser humano e prova-o também logicamente:

"A dieta vegana, que não inclui produtos animais, é ainda mais saudável do que a dieta vegetariana. A dieta vegana não inclui qualquer colesterol e ainda menos gordura, ácidos gordos saturados e calorias do que a dieta vegetariana, uma vez que não incorpora lacticínios ou ovos. A investigação científica ensina-nos que os benefícios para a saúde aumentam quando as quantidades provenientes de fontes animais diminuem na dieta. Isto é o que faz da comida vegana a fonte mais saudável de nutrição para as pessoas.

www.pcrm.org/health/veginfo/nutritionfaq

Nos últimos anos, vários estudos científicos sobre nutrição revelaram a relação entre o consumo de carne e produtos lácteos e doenças como cancro, ataques cardíacos, hipertensão e diabetes. Os efeitos altamente alarmantes do envenenamento do peixe por dioxinas e metais pesados também foram investigados e constatados.

Mais informações e estudos sobre a dieta alimentar dos últimos anos estão disponíveis ao público no site alemão:  www.fleisch-macht-krank.de

Uma dieta exclusivamente vegana não só é saudável se não comer carne, peixe, lacticínios e ovos, porque uma dieta saudável não se caracteriza apenas pela ausência de mais do que nutrientes duvidosos, mas sobretudo porque é equilibrada no sentido de garantir uma dieta equilibrada.

Nutrientes críticos, como a vitamina B12, devem ser especialmente considerados e assegurados de que não faltem na dieta. Por conseguinte, a formação necessária para assegurar uma dieta saudável é um dos serviços prestados pelo Dr. Baumann SkinIdent®.

A nossa dieta não é apenas de enorme importância para a nossa saúde:

·         Catástrofes climáticas: Em 21.10.2009, o renomado e renomado WorldWatch Institute publicou um estudo sobre o impacto da pecuária e do consumo de produtos animais nas mudanças climáticas. De acordo com este estudo, o consumo de carne, leite e ovos causa 51% das emissões antropogênicas de gases de efeito estufa!

·         Danos ambientais: Em 21.10.2009, o renomado e renomado instituto WorldWatch publicou um estudo sobre o impacto da pecuária e do consumo de produtos animais nas mudanças climáticas. De acordo com este estudo, o consumo de carne, leite e ovos causa 51% das emissões antropogênicas de gases de efeito estufa!

·         Florestas tropicais: os espaços naturais importantes para o nosso clima global são dizimados pela sua reconversão em pastagens.

·         Fome no Mundo / Direitos das Pessoas: Em todo o mundo, cerca de 1.000.000.000 de seres humanos passam fome. A cada 3 segundos morre uma criança no mundo da fome, enquanto 50% da colheita mundial de cereais e 90% da produção de soja são utilizados para alimentar o gado.

·         Defesa dos direitos dos animais: O sofrimento do gado pela produção de carne, leite e ovos está bem documentado. Os animais experimentam constantemente um tremendo sofrimento durante a sua existência e no seu sacrifício.

·         Sobreexploração dos mares: os mares estão a ficar sem peixe e aproxima-se uma catástrofe ecológica.

Leituras recomendadas 

 

 

Libreto Vegan, GRATIS si se solicita en www.ProVegan.info

Web www.ProVegan.info

Web www.Fleisch-macht-krank.de